O Movimento


Desde 2010 tem acontecido um esforço contínuo e dedicado para divulgar e tornar Prabhat Samgiita acessível no Brasil. Diferentes pessoas já contribuíram ou estão contribuindo para isso. Esse movimento foi batizado de “Prabhat Samgiita Para Todos” pois entendemos: que o conteúdo das canções é universal; que era a intenção do autor delas tornar a riqueza que elas contêm acessível a todas as pessoas; e que queremos trabalhar para isso.

Kirit Dave, indiano radicado na Califórnia, foi e ainda é uma figura central nesse movimento, incansavelmente nutrindo-o com conhecimento, orientação e inspiração, juntamente com seu exemplo. Ele foi pessoalmente orientado pelo autor das canções, Prabhat Ranjan Sarkar, sobre a realização desse trabalho. Alguns de seus alunos já estão também atuando como professores em diferentes partes do Brasil. Isso permite que o movimento se diversifique e fique cada vez mais autonômo e local, e que possa assim alcançar sempre mais pessoas para compartilhar o tesouro das canções. Todo o trabalho é feito voluntariamente.

O movimento promove turnês anuais com Kirit bem como atividades ao longo de todo o ano com os professores locais. (Visite nosso histórico contendo muitas fotos dos eventos.) Essas atividades presenciais incluem oficinas, cursos, concertos e encontros realizados em diversas regiões e cidades do Brasil, voltadas para a música e a prática espirituais. Confira nossa agenda.

Além das atividades presenciais, oferecemos aulas pela internet sobre as canções de Prabhat Samgiita (pronúncia e significado) e cursos relacionados com autodesenvolvimento e o desenvolvimento de uma sociedade espiritual – atualmente sobre a ciência da meditação (Astaunga Yoga) aplicada à prática da meditação. Essas aulas em sua maioria têm sido ministradas pelo Kirit, e através delas as pessoas podem ter acesso ao conhecimento e experiência compartilhados por ele.

Neste site você poderá conhecer uma amostra das canções que temos praticado e apresentado. Para cada uma procuramos disponibilizar a letra, um áudio e uma tradução.

Para quem tem interesse de aprender a parte musical delas, estamos desenvolvendo uma seção de estudo musical que contextualiza e disponibiliza materiais utilizados nas oficinas e cursos presenciais. Em geral, para aprender as canções com qualidade e eficiência, é conveniente apropriar-se dos fundamentos da música clássica indiana. Isto é especialmente útil ou necessário considerando que muitas das canções estão baseadas nas melodias da música clássica indiana (os ragas). De qualquer forma, se você realmente quer aprender, recomendamos participar de atividades presenciais que contemplem a parte musical.

Fique à vontade para entrar em contato conosco e saber mais sobre o movimento, organizar um evento conosco ou nos enviar seus comentários.

 

2013-pontal-16

Apresentação de dança clássica indiana no curso intensivo de 2013, Pontal do Sul – PR.