Estudo de Raga


O próposito desta seção é fazer uma breve introdução sobre o aspecto melódico da música Hindustani e oferecer caminhos didáticos para o aprendizado e a prática de Raga, com ênfase para sua aplicação nas canções de Prabhat Samgiita.

 

O que é Raga?

A palavra Raga é derivada da raiz ranj- (sânscrito), que significa “tingir”, “colorir”. A partir desta etimologia podemos interpretar Raga como uma melodia capaz de imprimir cores em nossas mentes. Estas cores podem ser entendidas como sentimentos, imagens, estados de espírito, etc.

Raga é uma composição ou uma estrutura musical que visa um efeito de imersão em um sentimento e a criação de uma atmosfera que tudo envolve naquele sentimento. A vivência da música de Raga conecta o músico, audiência e todo o ambiente. É o uso apropriado das frases características do Raga que vai nos levar a esta experiência: começamos pensando que nós executamos Raga e depois é ele próprio que nos guia. Passamos da psicologia de que somos os executores da música para a percepção de que não passamos de um veículo de uma mensagem que está além de nós.

Cada Raga é uma composição musical baseada numa escala ascendente (chamada aroha) e em uma escala descendente (chamada avaroha). Por exemplo, o raga Desh só permite 5 notas na escala ascendente (Sa Re Ma Pa Ni – todas naturais) mas permite todas as notas na escala descendente (Sa ni Dha Pa Ma Ga Re Sa), sendo que a sétima nota “ni” deve ser bemol e só é permitida na descida.

As frases características de um Raga são chamadas de Pakad e são elas que nos ajudam a entender o humor de cada melodia; onde se pode fazer um ornamento; onde se deve cantar claramente uma nota, sem qualquer efeito; quais saltos são permitidos ou não. É importante aprender tudo isso através de exemplos. Para tanto, confira os exercícios de Raga Bhairavi e Darbari Kanada disponíveis neste site.

Pelo uso apropriado das notas, no seu padrão e estilo tradicional, o intérprete pode criar uma apresentação artística singular do raga em cada performance. Utilizar uma nota que está fora do raga escolhido é terminantemente proibido nos estilos Dhrupad e Khayal. No estilo Thumari, as variações fora da escala do raga são permitidas mas requer grande habilidade e estudo para que sejam executadas com sucesso. É por isso que as composições deste estilo não se encaixam em um raga, mas estão baseadas em um ou mais ragas. Quando há letra nas composições são geralmente espirituais em sua natureza, porque a música de uma forma geral tinha propósitos espirituais. Existem milhares de ragas, mas apenas 200 deles (no máximo) são intepretados regularmente.

 

Prabhat Samgiita e Raga

Muitos Prabhat Samgiita estão baseados em ragas como Bhairavi, Darbari Kanada, Malkauns, Chandrakauns, Kafi, Todi, Miya ki Malhar, Desh, Kedar, Bhimpalasi, Chhayanat, Pahadi, Shiva Ranjani, Yaman Kalyan, Bageshrii, Jayjayvanti, Asavari, Jaunpuri, Khamaj, Deshi, Piloo etc.
Alguns Prabhat Samgiita estão baseados nos estilos folclóricos Dadra, Gazal e Quawwali, e algumas poucas canções foram feitas sobre melodias ocidentais.