Curso de Astaunga Yoga


Curso sobre o Astaunga Yoga enquanto modelo (estrutura) geral das práticas espirituais e do caminho espiritual, e sua aplicação à prática da meditação. O Astaunga Yoga é constituído de oito membros (ou partes): Yama, Niyama, Ásanas, Pránáyáma, Pratyáhára, Dháraná, Dhyána e Samádhi. O curso consiste nas gravações das 73 aulas online ministradas por Kirit Dave entre setembro de 2014 e junho de 2017. As gravações estão disponíveis para estudo individual de qualquer pessoa interessada.

O curso busca propiciar uma compreensão adequada dos objetivos, processos e fundamentos envolvidos nas diferentes práticas de meditação que têm por base o modelo do Astaunga Yoga, e em particular como isso está incorporado nas lições de meditação ensinadas na Ananda Marga. Tal compreensão naturalmente proporciona mais motivação e eficiência na prática da meditação e no desenvolvimento espiritual da pessoa.

Não é cobrado nenhum valor fixo pelo curso, mas pedimos que os estudantes se comprometam a contribuir com as despesas de manutenção do site.

O curso está dividido em duas partes:

  • Parte 1 – FILOSOFIA ESPIRITUAL: Uma introdução ao caminho espiritual, à prática da meditação e ao estudo do Astaunga Yoga. Consiste em uma extensa introdução filosófica composta por 20 aulas. O objetivo desse embasamento filosófico é esclarecer conceitos fundamentais do caminho espiritual, importantes para o bom aproveitamento da segunda parte do curso, que envolve em especial diferentes práticas da meditação.Alguns dos conceitos abordados: dharma (a natureza humana); corpo, mente e consciência (a estrutura tríplice do ser humano); lei do karma (ou da ação e reação), samskara (reações potenciais acumuladas) e reencarnação; Brahmachakra (o Ciclo Cósmico).
  • Parte 2 – ASTAUNGA YOGA: Esta é a parte do curso propriamente sobre Astaunga Yoga, detalhando os seus oito membros. Trata da ciência da meditação e sua aplicação na prática do caminho espiritual, e especificamente das lições de meditação da Ananda Marga. Essa parte se constitui de 53 aulas no total.Em particular os primeiros dois membros, Yama e Niyama, os 10 princípios que compõem a base para o desenvolvimento interior em equilíbrio com o exterior e incluem duas práticas fundamentais de meditação, receberam bastante atenção, ao longo de 31 aulas.

INSCRIÇÃO

Para ter acesso às gravações das aulas e assim fazer o curso, escreva um email para prabhatsamgiita@gmail.com manifestando seu interesse. No email, mencione se tem ao menos a primeira lição de meditação da Ananda Marga ou alguma prática equivalente (normalmente é um pré-requisito geral para participar do curso).