Raga Bhairavi


Um pequeno histórico do Raga Bhairavi

por Kirit Dave

 

Bhairavi é um raga antigo mas que lentamente evoluiu, originando diferentes variações. Originalmente era chamado Komal Bhairavi e possuía somente notas komal (bemol).

Sa re ga Ma Pa dha ni Sa, Sa ni dha Pa Ma ga re Sa

Shuddha rishabh (Re) foi introduzida em seguida. Sua incorporação foi tão significativa que foi aceita não somente no estilo Thumari, mas também no estilo Khayal e até no estilo Dhrupad, que são estilos clássicos muito rígidos.

Exemplos:
Sa, dha, ni Sa Re ga~ re Sa.
Pa, dha Pa Ma Pa ga, ga Re ga Ma ga~ re Sa.

Depois shuddha dhaivat (Dha) foi introduzida.

Exemplos:
ni Sa ga Ma Pa, ga Ma dha Pa, re ga Ma Pa Dha ni dha Pa.

Tivra madhyam (ma) foi incorporada depois disso:

Pa dha Pa Ma Pa ga, ga Ma ma Ma ga~ re Sa

Shuddha nishad (Ni) veio em seguida. É usada geralmente nas formas do estilo Thumari. É também proeminente no estilo de canto e na música folclórica de Punjabi (norte da Índia).

Sa, re Ni’ Sa,  Ni Sa re Sa, Sa re Sa re Ni’ Sa, ni’ Sa re Sa re Sa dha’ Pa’, dha’ ni’ Sa re ga~ re Sa, re ni Sa

Shuddha gandhar (Ga) veio por último. Ela raramente é usada e sua aplicação é difícil.

ni’ Sa ga Ma Ma Ga, Ma Ma Ga, Ma ga Ma ma Ma Ga, ga Ma re sa

 

Bhairavi original:

Purvang: ni’ Sa ga Ma, ga~ re Sa

Uttranga:

  1. ga Ma dha Pa, dha Pa Ma Pa ga Ma re sa
  2. ga Ma dha ni Sa”, re”, ni Sa” dha Pa
  3. ga Ma Pa dha ni Sa”, re”, ni Sa” dha Pa
  4. ga Ma dha ni Sa”, dha Pa Ma Pa ga Ma, Sa ga Ma Pa ga Ma re Sa

 

Três frases melódicas que são importantes na identificação do raga Bhairavi são:

ni’ sa ga Ma re sa
Pa, ga Ma dha Pa
ga Ma dha ni Sa”, ni Sa”~, dha Pa,

Uttrang (segundo tetracorde) + Purvanga (primeiro tetracorde):

ga Ma dha ni Sa”, re”, ni Sa” dha Pa
ga Ma Pa dha ni Sa” re, ni Sa”~ dha Pa

Pratique os exercícios de Raga Bhairavi, clicando aqui.


Exemplo de execução do Raga Bhairavi

Sindhi Bhairavi:

Nesse estilo bem popular da forma Bhairavi, usa-se proeminantemente shuddha nishad (Ni) e tivra madhyam (ma). Seu uso é bem apropriado no estilo Thumari em geral, e é frequente no estilo Thumari de Punjabi e na música folclórica.

Bhairavi é um raga antigo, portanto vem sendo cantando em todos os estilos vocais do passado, desde o antigo ao moderno: Dhruvpad, Khayal, Thumari, Dadra, Tappa, Bhajan. Para mais detalhes de cada um destes estilos, consulte o texto “A música Hindustani e seus estilos”.

A natureza estética é diferente nesses estilos vocais clássicos indianos. Para fins didáticos, em “composições de referência” você encontrará exemplos em Bhairavi cantados nos estilos Dhruvapad, Khayal, Thumari, Dadra, Bhajan e Tappa. Essas composições trarão maior compreensão sobre como este raga era cantada no passado dentro da estética dos estilos mais antigos, e como é cantada hoje. Além disso, servirá de exemplo para demonstrar as diferenças estéticas entre os estilos vocais indianos. O estilo antigo, Dhruvpad, é mais sério, de movimento lento, com uma abordagem mais “pura”, menos ornamentado e menos rígido; no entanto, muito profundo em seu efeito. Thumari é um estilo moderno. É menos rígido, tem mais ornamentos, movimento mais rápido e tolera variações das normas estabelecidas, permitindo mais espaço para uso criativo e “abstrato” das notas – se isso é feito adequadamente.

Eu gostaria de honrar um grande musicólogo da Índia, Pandit Ramrang, que faleceu no dia 1º de janeiro de 2009. Algumas composições postadas neste site com fins pedagógicos são de sua criação. Pandit Ramrang contribuiu imensamente para os estudos da música clássica indiana por meio do seu trabalho, que foi dividido em 5 volumes, chamados de Abhinav Gitanjali ou gramática das ragas.

 

Exemplo de execução do Raga Sindhi Bhairavi: