Professores


DSC_1205 (cropped)

Kirit Dave nasceu em 1953 na Índia e há mais de 30 anos tem ensinado sobre música, em especial música clássica indiana e as canções de Prabhat Samgiita. Ele estuda música clássica indiana desde sua infância e já publicou vários artigos sobre o tema.
O seu interesse pela música clássica indiana manifestou-se intensamente já aos 3 de anos, mesmo sem estímulo familiar ou qualquer instrução. Aos 7 anos de idade começou a representar sua escola nas competições escolares interestaduais de música. Ele continuou os estudos de teoria e de composição da música clássica indiana durante seus anos de ensino médio na Índia.
Em 1975, já morando nos EUA, começou a estudar voz e sitar sob orientação do AACM (Ali Akbar College of Music), na Califórnia. Após três anos de estudos, escolheu focar mais na música vocal. Contudo, a maior parte de seus estudos e pesquisas em música foi feita de maneira independente. Estudou os estilos das várias escolas de música clássica indiana e alcançou um entendimento profundo das suas variações. Estas escolas de música, chamadas de gharanas, se desenvolveram durante séculos e possuem ricas composições melódicas e rítmicas bem como intrincadas variações sobre as composições.

Kirit realizou estudos técnicos nos ragas mais proeminentes, especificamente a estrutura dos mesmos e seu desenvolvimento interpretativo em composições. Também estudou os estilos modernos e antigos da música clássica indiana, tais como Dhrupad, Khayal, Thumari, Ghazal e ainda outros denominados “leves” (light classical). O estilo de música vocal que ele escolheu é o da escola Patiala (Patiala Gharana), representada pelo grande mestre Bade Ghulam Ali Khan (1901- 1967). Entre os cantores modernos, Ajoy Chakravarti é o que melhor ilustra esta escola. A forma mais leve de representação da mesma gharana é encontrada na voz de Ghulam Ali, no seu estilo Ghazal. O sitar é o instrumento favorito de Kirit; e Shahid Parvez, da gharana de Imdadkhani, é o seu sitarista preferido.
Kirit estudou as composições de Prabhat Samgiita em Calcutá ao longo de 8 anos, de 1982 até 1990. Desde então ele tem estudado e ensinado a poesia, o idioma, a mensagem e a música deste monumental conjunto de 5018 canções, muitas das quais baseadas nas estruturas da música clássica indiana. Em especial, Kirit tem atuado como orientador e principal professor de um movimento voltado para a divulgação e educação sobre essas canções, iniciado em 2010 no Brasil. No movimento Prabhat Samgiita Para Todos, as atividades conduzidas por ele incluem: turnês anuais por diferentes regiões do Brasil (e também Argentina, em 2011) com workshops, palestras, concertos, recitais e cursos intensivos; e aulas e cursos online com sessões semanais. Vários de seus alunos no Brasil já estão há alguns anos organizando e conduzindo atividades em diferentes cidades.
Além da música, Kirit tem ensinado ciência da meditação e filosofia oriental há mais de 30 anos. Ele tem mais de 40 anos de experiência em iniciar, organizar, desenvolver, implementar e gerir projetos de serviço comunitário autossuficientes. Também treina filantropos aspirantes na organização de projetos de serviço comunitário. Ele fornece orientação espiritual individual bem como aulas regulares sobre como desenvolver e gerenciar uma caminhada espiritual por toda a vida. Kirit é chairman da diretoria de Voice of a Child, uma organização não-governamental internacional sem fins lucrativos, onde coordena e atua em diversos programas de serviço social pelo mundo.

Leia aqui entrevista com Kirit falando um pouco da sua trajetória pessoal e perspectiva sobre Prabhat Samgiita.


foto jiivanii

Jiivanii teve seu primeiro contato com a música indiana através da escola de canções devocionais compostas por Prabhat Rainjan Sarkar, chamada Prabhat Samgiita.  Desde  2013 vem aprofundando o estudo  desta tradição musical, sob a orientação do professor Kirit Dave, que visita regularmente o Brasil para compartilhar seus conhecimentos. Atualmente é professora de voz e harmônio no Movimento Prabhat Samgiita para Todos, e oferece cursos e workshops em diversas cidades.


mahesh

Mahesh está desde 2010 participando do Movimento Prabhat Samgiita Para Todos, trabalhando e aprendendo em especial com o professor Kirit Dave, orientador do movimento. Desde 2013 Mahesh está coordenando o movimento, que inclui aulas online semanais, turnês anuais com o Kirit por diferentes partes do Brasil, e atividades locais como workshops, mini-retiros e apresentações. Mahesh também tem atuado como professor, ensinando sobre a parte musical e sobre a filosofia do yoga, e já ministrou workshops, mini-retiros e apresentações em SC, RJ, SP e MG.


image001

Parabhakti começou a cantar e tocar violão em 2006 com músicas típicas da cultura argentina. Em 2007 começou a aprender a música espiritual, procurando maneiras de estudar e se aprofundar, permaneceu 2 anos viajando pelo Brasil em templos e comunidades, estudando cantos vaishnavas e da tradição hindu. Com o projeto Gandharvas, em 2009 começa a ministrar oficinas de mantras, concertos e recitais. De 2011 a 2013 estudou canto lírico, e em  2014 teve seu primeiro contato com o professor Kirit Dave, onde pode aprofundar o conhecimento da música clássica indiana, através do canto e harmonium com as canções de P. R. Sarkar (Prabhat Samgiita). Atualmente ministra workshops e encontros de Prabhat Samgiita em Porto Alegre e região Sul.


image001-2

Jyotiprakash desenvolveu os primeiros estudos musicais aos 13 anos, aprendendo a tocar violão e guitarra. Ao longo dos anos participou de diversos projetos em estilos variados.
Em 2007, despertando o interesse pela meditação, yoga e o estilo musical indiano, procurou maneiras de estudar e se aprofundar no caminho da meditação e mantras, onde permaneceu 2 anos viajando pelo Brasil em templos e comunidades, estudando cantos vaishnavas e da tradição hindu.
Desde 2009, junto ao projeto Gandharvas, ministra oficinas de mantras, concertos e recitais.
Em 2014 teve seu primeiro contato com Kirit Dave, onde realmente pode aprofundar o conhecimento no universo da música clássica indiana, através do canto e harmonium com as canções de P. R. Sarkar (Prabhat Samgiita). Desde então ministra workshops e encontros de Prabhat Samgiita em Porto Alegre e região Sul.


foto-ashesh-kirit-rj

Ashesh iniciou seus estudos musicais aos 14 anos de idade, tendo participado de vários grupos em diversos estilos. Em 2010 tomou contato com a tradição musical indiana e começou a estudar Prabhat Samgiita, música vocal e sitar. Promove e organiza diversas atividades relacionadas ao aprendizado da música indiana no Brasil. Desde 2013, estuda tabla e atualmente é aluno de Abdul Sultan, da gharana de Punjab. Acompanhou Kirit Dave em concertos e workshops em 2015 e no Tour de 2016. É responsável pelo ensino de tabla dentro do Movimento Prabhat Samgiita para Todos.