Pronúncia e Idioma


A transliteração da letra das canções é apresentada com o objetivo de ajudar na pronúncia correta – representando, então, a fonética de cada idioma. Ainda que a grande maioria dos Prabhat Samgiit seja em bengali, também existem cerca de 50 canções em outros idiomas – como sânscrito, hindi, angika, inglês e mais alguns.

O idioma bengali tem uma sonoridade peculiar, possuindo muitos “o’s” no final ou no meio das palavras, como por exemplo em “mohono” – que originalmente seria escrito como “mohan”. O “aa” nestas canções representa um som mais longo e aberto como em “átomo”, em oposição a uma sonoridade mais curta e fechada como o “a” em “antes”.

Um som pouco familiar para os ouvintes ocidentais é “chh”. “Ch” é pronunciado “tch”, como em “tchau”. Já “chh” é pronunciado como “tch” mas acompanhado de uma maior pressão de ar passando através dos dentes. Outras consoantes, como as representadas por “bh”, “gh”, “jh” e “th”, possuem um som de “ha” emitido após as consoantes simples “b”, “g”, “j” e “t”.

O símbolo “ñ” representa um som nasal produzido junto com a consoante imediatamente precedente.

 

Aprendizado da pronúncia e do idioma:

Para aprender a pronúncia correta, é muito útil ou mesmo necessário escutar a língua falada. Nesse sentido, escutar as CANÇÕES pode ajudar bastante.

Oferecemos aulas online de Prabhat Samgiita para propiciar o aprendizado da pronúncia correta do idioma das canções. Nessas aulas, estuda-se a pronúncia detalhada de uma ou mais canções, além também do significado do texto. Todos os participantes têm oportunidade de praticar a pronúncia e de receber feedbacks individualizados do professor.

Também se pode escutar e estudar as gravações das aulas online sobre as canções. Muitas delas já estão disponíveis para baixar deste site. (Acesse a página com as gravações através do link indicado.)

Cerca de 99% das 5018 canções de Prabhat Samgiita estão compostas no idioma bengali. Para quem se interessa em aprender esse idioma, foram dadas algumas aulas introdutórias sobre o alfabeto e a escrita bengali. Nessas aulas foram introduzidas diversas palavras no idioma e por fim estudou-se uma letra completa de uma canção na escrita bengali. Acesse aqui a página com as gravações dessas aulas.