O que é Prabhat Samgiita?


Shrii Prabhat Ranjan Sarkar (afetuosamente chamado de Baba) compôs a letra e a música para 5018 canções entre 14 de setembro de 1982 e 21 de outubro de 1990. O conjunto dessas canções é chamado de Prabhat Samgiita.

Samgiita, em sânscrito, significa a combinação de música vocal, música instrumental e dança. Prabhat é o nome do compositor destas canções. Prabhat também significa “aurora”, “amanhecer”. Portanto, Prabhat Samgiita sugere um novo amanhecer em relação a como letra, música e dança podem ser conceituadas e apresentadas: uma nova inspiração na espiritualidade coletiva através da beleza que emana da integração destas formas de arte.

Prabhat Samgiita inclui canções que expressam uma grande variedade de sentimentos espirituais e místicos além de muitos outros temas, havendo canções para diversas ocasiões e festivais sociais, sobre as estações do ano, histórias infantis, músicas sobre Krishna e Shiva e muito mais. O compositor usou uma variedade de formas musicais, desde diferentes ragas da música clássica indiana até variados estilos de música popular indiana e de outros países.

A grande maioria destas canções estão em idioma bengali, mas mais de 40 também foram compostas em outros idiomas, como sânscrito, hindi, urdu e inglês.

Uma eterna marca de otimismo está contida em todas as canções, inspirando tanto músicos quanto ouvintes a expulsarem depressão, melancolia e fadiga, gerando uma nova vitalidade em suas vidas.

Prabhat Samgiit é um precioso presente oferecido por Baba à humanidade. No curto período de 8 anos, ele compôs estas canções para inspirar a chama da devoção e da espiritualidade em cada coração, e para ajudar a guiar a humanidade em direção à glória da excelência, da vida, da luz e da realização.

Cantar ou escutar estas canções pode ajudar a transformar este mundo de malícia, pessimismo e inveja em um mundo harmônico, amistoso e fraterno. Nós esperamos que vocês aproveitem essas músicas.

Concluimos com uma mensagem de Baba:

fim-da-escuridao-lugubre