Glossário


A música clássica indiana pode ser dividida em duas tradições principais: a música Hindustani, do norte da Índia, e a música Carnática, do sul da Índia. Muitas das canções de Prabhat Samgiita estão baseadas nas formas da música clássica indiana dentro da tradição Hindustani.

 

Este glossário é uma seleção de termos básicos da Música Clássica Hindustani:

  1. Swara (Sur): notas – Sa, Re, Ga, Ma, Pa, Dha, Ni
  2. Shuddha swara: nota natural [shuddha = “pura”]
  3. Komal swara: nota bemol (Re, Ga, Dha, Ni) [komal = “delicada”]
  4. Tivra swara: nota sustenida (Ma) [tivra = “aguda”]
  5. Taal (ou Tala ): ciclo rítmico
  6. Matra: pulso (medida de tempo)
  7. Tali: tempo acentuado
  8. Khali: tempo não-acentuado
  9. Vibhag: um compasso ou divisão de uma tala. Por exemplo, Dadra possui dois vibhags.
  10. Laya: velocidade do fluxo da música. Pode ser Vilambit (lento), Madhya (mediano) ou Drut (rápido)
  11. Saptak: “oitava”, grupo de 7 notas. Pode ser Mandra, Madhya ou Taar saptak
  12. Mandra saptak: oitava grave
  13. Madhya saptak: oitava central
  14. Taar saptak: oitava aguda
  15. Raga: panorama musical das regras a serem usadas nas composições.
  16. Aaroha: estrutura da escala ascendente de um raga
  17. Avaroha: estrutura da escala descendente de um raga
  18. Pakad: padrão de notas pelo qual pode-se definir ou identificar um raga.
  19. Alankar: ornamentação na estrutura das notas. (Alguns tipos: Meend, Sparsha, Kan, Gamak, Murki, Khatka, Andolan, Kampan)
  20. Sum: o pulso da tala onde o ciclo da tala e a melodia sincronizam-se com bastante ênfase; em geral é o primeiro pulso, e é tali.
  21. Rasa: sentimento. Cada raga carrega um sentimento primordial. Existem nove sentimentos primordiais: devoção, paz, romance, indignação (usado no teatro), comédia (usado em teatro), pathos , viira e seriedade.

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