Raga Darbari Kanada


Darbari Kanada foi composto pelo grande músico Myan Tansen em uma data desconhecida entre os séculos XV e XVI, é uma das ragas mais populares. Ele é de natureza muito séria e tem uma escala descendente complexa. Na parte ascendente, todas as sete notas são usadas, e na parte descendente também, mas somente com um movimento específico das notas. Portanto, o jaati do raga é chamado de “Shadav Vakra Sampurna”, que significa um raga “não-linearmente completa”. Na parte descendente, pular diretamente de Sa” para ni não é permitido, devendo-se passar por dha.

Esse raga tem o “Kanada Prakar”, significando que a combinação das notas ga Ma re Sa é proeminente e que o movimento de ga até re precisa passar por Ma. Existem 18 ragas que se enquadram nesse Prakar, tais como Abhogi Kanada, Suha Kanada, Kafi Kanada, Nayaki Kanada etc. e todas eles requerem o movimento ga Ma re Sa dessa mesma maneira.

Neste raga, ga está quase sempre na sombra de Ma, e dha está quase sempre na sombra de ni. Isto significa que ao cantar-se ga é necessário começar com o tom em Ma e então baixá-lo gradualmente até ga dentro do tempo estipulado pelo ritmo. Similarmente, dha é tratado como sombra de ni.

Esse raga é de natureza muito séria e retrata viira (bravura) e sentimentos devocionais. Ele transcorre na oitava mais baixa e desenvolve-se em um ritmo mais lento. Talas incomuns como Jhumara (14 pulsos) são vistas em execuções desse raga, por causa dos seus sentimentos sérios e profundos. A popularidade deste raga é tão ampla que, ainda que ele seja de natureza estritamente clássica, as composições clássicas suaves em bhajans, trilhas sonoras de filmes populares e até mesmo ghazals também utilizam esse raga.

Aaroha: Sa, Re, ga, Ma, Pa, dha, ni, Sa”
Avaroha: Sa” dha ni Pa, Ma Pa ni ga, Ma Re Sa *
Pakad: Pa ni Ma Pa ni ga, ga Ma Re Sa, ni’, Sa, Re, dha’, ni’, Pa’, Ma’ Pa’ dha’ ni’ Re, Sa.
Vaadi: Re
Samvaadi: Pa
Thaat: Asawari
Periodo do dia: Meia-noite
Jati: Shadav Vakra Sampurna
Sentimento: Bravura, devoção, seriedade.

* Há uma variação desta avaroha, que é: Sa”, dha, ni, Pa, Ma, Ga, Re, Sa.