Namami Krsnasundaram


Curso ministrado pelo Kirit entre 26/setembro/2012 e 02/julho/2014.

Namami Krsnasundaram é o livro formado pela coletânea de discursos de Shrii Shrii Anandamurti sobre a vida de Krishna e suas implicações. Segundo Kirit, este é talvez o livro mais importante já escrito sobre devoção. O livro trata de por que a devoção é central no caminho espiritual e como ela se desenvolve na prática. A figura histórica de Krishna e suas contribuições à humanidade formam o eixo central do livro.

Neste curso de dois anos, Kirit apresentou elaboradamente o conteúdo do livro, trazendo esclarecimentos e destacando os pontos principais. Todos os capítulos do livro foram estudados seguindo a própria sequência do livro.

O objetivo do curso foi ajudar os participantes em seu desenvolvimento espiritual prático individual.

Segundo o autor, Anandamurti, Krishna enquanto personagem histórico viveu cerca de 3500 anos atrás e sua vida pode ser dividida em duas fases: Vraja Krishna e Parthasarathi Krishna. Em cada uma delas, Krishna apresenta personalidades bastante distintas, cada qual com sua importância. Através de ambas, Krishna levou em frente a Sua missão como Taraka Brahma, a saber, restaurar o dharma ou característica essencial da humanidade. Uma forma concreta específica assumida por essa missão foi a da campanha do Mahabharata.

No livro, Anandamurti explica como Krishna promoveu o desenvolvimento espiritual e o bem-estar individuais e coletivos da sociedade. Também compara as palavras e o exemplo de vida de Krishna com diferentes filosofias, apontando as razões da insuficiência de cada uma em fazer justiça à existência de uma personalidade como Krishna. Ao mesmo tempo, apresenta os elementos capazes de preencher essas lacunas e aponta para uma filosofia baseada nesses elementos, consistente com a vida e ensinamentos práticos de Krishna. Na parte final do livro, o autor explica sobre a devoção – ou desenvolvimento espiritual; como ela se desenvolve através da ciência estética e, no estágio mais avançado, através da ciência supraestética; e a relação desses aspectos com Krishna, então entendido como um Núcleo Atrativo do universo.

Para acessar as gravações deste curso é necessária uma senha de acesso. Para solicitá-la, escreva para prabhatsamgiita@gmail.com.

Clique aqui para acessar todas as aulas gravadas.