Eventos realizados


Uma breve introdução…

Em 2010 Kirit Dave deu uma série de concertos e oficinas de Prabhat Samgiita em quatro cidades no sudeste do Brasil. Atividades parecidas já ocorriam nos EUA, em particular na Califórnia e no Havaí, mas de forma mais pontual. Kirit recebeu do próprio compositor (Prabhat R. Sarkar) a tarefa de ensinar Prabhat Samgiita. E, vale dizer, o faz com grande devoção, enorme paciência e gentileza!

Esses tours (turnês) anuais que tem acontecido regularmente no Brasil desde 2010 (em 2011 também na Argentina) foram assim chamados porque consistem numa sequência intensiva de cursos, concertos, palestras e oficinas percorrendo várias cidades. Desses programas, alguns são bem curtos e outros mais longos, destacando os cursos intensivos de até 7 ou 9 dias (cursos de imersão ou retiro). Kirit tem conduzido todos esses programas, procurando levar o tesouro das canções de Prabhat Samgiita a cada vez mais pessoas, em especial ensinando e treinando outras pessoas a fazerem o mesmo.

Depois do primeiro tour de Prabhat Samgiita pelo Brasil, percebemos uma grande necessidade de estudar mais tanto a pronúncia das canções (em sua maioria escritas no idioma bengali) quanto o significado das mesmas – desde o nível das palavras até o da letra da canção como um todo. Organizamos então um grupo de interessados para começar aulas pela internet sobre o idioma bengali através do estudo de canções de Prabhat Samgiita nesse idioma. Essas aulas têm continuado regularmente. Por outro lado, quando nos encontramos nos cursos ou workshops presenciais, grande parte de nossas atenções é no estudo e prática musicais de cada canção. Atualmente, incluímos aulas de instrumentos – principalmente tabla e harmonium – em nossos programas, pela importância que têm na execução e apresentação apropriada das canções.

Podemos ver no mapa a seguir uma ilustração dos locais em que já foram realizadas atividades conduzidas pelo Kirit em todos os Tours desde 2010 até o presente e também de alguns de seus programas no EUA:

historico-map-with-tour-locations

Além dos Tours anuais, têm ocorrido vários programas conduzidos pelos organizadores e professores locais (sem a condução do Kirit). Confira-os acessando a página PROGRAMAS LOCAIS.

 

 Conheça nosso trabalho clicando nas fotos abaixo:

TOUR 2016



TOUR 2015

T 2015 Pontal


TOUR 2014

10609419_10154432135735307_1549924579778298513_n


TOUR 2013

2013-pontal-13


TOUR 2012


TOUR 2011


TOUR 2010

Group that attended Prabhat Samgiita retreat in Brazil


Veja também:

Programas Locais (Brasil)

Programas nos EUA