Entrevista Jornal Hora Certa


 ENTREVISTA COM KIRIT DAVE

 Publicada no Jornal Hora Certa de Araruama, Rio de Janeiro – Junho de 2014.


Nos conte, como tudo começou? Digo… Como a música clássica indiana e, principalmente, o Prabhat Samgiita começaram a fazer parte da sua vida?

Por razões desconhecidas, desde a minha infância (aos 3 anos de idade) eu tinha uma atração muito grande pela música clássica da Índia, mesmo sem que ninguém me ensinasse ou que eu houvesse tido contato com ela, e tampouco ela estava presente em nossa família. Ou seja, eu nasci louco por essa música! Conforme fui crescendo, anseei e lutei duramente para aprender a música; porém, por questões financeiras e outros motivos, meus pais não me permitiram aprendê-la. Eu costumava fugir de casa e me esconder atrás de escolas de música para escutar e aprender a música. Foi assim que eu comecei a aprender a música, inicialmente na Índia. Me tornei margii em 1975 e comecei as minhas práticas de meditação. Em 1982, quando Prabhat Samgiita foi introduzido, os belos poemas e melodias preencheram o meu coração. Eu imediatamente comecei a estudar a literatura, o idioma, a espiritualidade e a música dos Prabhat Samgiita. Aprendi a língua e a literatura bengali juntamente com a música.

 

Nos conte um pouco mais sobre a sua missão como instrutor de canções devocionais…

Os Prabhat Samgiita representam o melhor dentre as melhores músicas devocionais do planeta, de cada ponto de vista: beleza da literatura, significado profundo, conceitos espirituais e visão da humanidade do futuro. Tendo estudado obras semelhantes de outras fontes, a minha humilde opinião é de que a mensagem dos Prabhat Samgiita irá ultrapassar todas as outras obras do passado no sentido de nutrir a humanidade pelos séculos vindouros, e irá tocar o maior número de pessoas ao redor deste planeta, superando de longe grandes autores e poetas tais como Khalil Gibran, Rumii, Kabir, Miirabai, Sócrates, Platão, Emerson e outros.

Portanto, minha missão é dedicar a minha vida para levar esse tesouro a todas as pessoas. É por isso que o nosso movimento é chamado de Prabhat Samgiita Para Todos. Além de serem composições musicalmente belas, a mensagem dos Prabhat Samgiita também conduzirá a humanidade para novos horizontes. Eles vão trazer uma Nova Era de Renascença. Conforme a humanidade amadurece e assimila a nova realidade global, conforme compreendemos todo o planeta Terra como uma única família, a sabedoria dos Prabhat Samgiita fornecerá uma nova diretriz para a sociedade do futuro. Isso nos confirmará o fato de que o melhor da humanidade ainda está por vir… Nós temos que construí-lo! A humanidade alcançará a sua mais alta elevação espiritual através dos Prabhat Samgiita.

 

Como foi sua experiência com Shrii Shrii Anandamurti? 

Passei alguns anos sob Sua orientação e ensinamentos diretos. Trabalhei junto com os encarregados das mais altas funções da Sua missão e aprendi enormemente não só com os Seus ensinamentos, reuniões organizacionais e livros, mas ainda mais através da Sua conduta e estilo de vida pessoais.

Sua vida foi clara como um cristal, consistente e totalmente dedicada à elevação física, psíquica e espiritual do planeta e de todos aqueles que tiveram contato com Ele. Ele era um magneto que atraía e inspirava idealismo. Ele incutiu enorme coragem, confiança e zelo pela vida em todas as pessoas. Ele guiou todos a se dedicarem de forma altruísta para o bem-estar de toda a criação. Ele viveu com perfeição e exigiu a máxima sinceridade, trabalho duro e atitudes generosas em relação a todos os seres. Ele próprio foi incomparável em tudo que você imaginar: em Seus conhecimentos, compromisso, dedicação, serviço, simplicidade, amor e compaixão por todos os seres. É difícil descrever a Sua personalidade e contribuição à humanidade.

 

Considerando a riqueza e o poder do Prabhat Samgiita, como você definiria os procedimentos básicos para alguém que recém começou a aprender essas canções? Quais são os pontos principais aos quais os aprendizes devem ficar atentos desde o começo?

Dependendo do propósito de cada pessoa, cada um pode desenvolver seus estudos de Prabhat Samgiita conforme seus objetivos. Prabhat Samgiita é um tesouro espiritual com mensagens para todas as pessoas. Então, se seu objetivo for o seu próprio desenvolvimento espiritual, você pode estudar os poemas, aprender a mensagem e tentar cantar da melhor forma que conseguir, por você mesmo. Ouça e pratique com regularidade… Essa é a chave.

Se você tem inclinação musical, você também pode estudar os elementos musicais dos Prabhat Samgiita, tais como os seus ritmos, as suas estruturas melódicas, os padrões e formas de vários tipos de música que estão contidos nos Prabhat Samgiita. E você também pode estudá-los na sua forma de música clássica, mantendo em mente o sentido e a mensagem dos Prabhat Samgiita. Se você fizer isso, a sua expressão terá uma força muito maior. Nosso movimento de Prabhat Samgiita tem trabalhado duro para ensinar Prabhat Samgiita e criar professores que possam dar continuidade a esse trabalho. Estamos ensinando a música, a espiritualidade e a literatura do Prabhat Samgiita através dos nossos diversos retiros e aulas semanais on-line.

Se você for uma pessoa das letras, você pode estudar a profundidade da literatura bengali e o revívio das suas palavras, expressões e da sua história que foram esquecidas. Você pode se aprofundar nas ideias do Prabhat Samgiita sob a luz de outros grandes nomes da literatura.

Se você é um filósofo, você pode obter uma vastidão de material e de ideias novas e compará-las sob a luz de outros grandes filósofos de alcance mundial do passado.

Se você é um aspirante espiritual comum, você poderá perceber que os Prabhat Samgiita falam diretamente para você e o seu coração. Você pode encontrar respostas para as questões da sua vida e as angústias do seu coração. Alguns Prabhat Samgiita lhe tocarão como se essas canções tivessem sido especialmente compostas para lhe ajudar e guiar conforme os seus problemas. Os Prabhat Samgiita falam tanto para a sua mente como para o seu coração. Eles lhe ajudarão na sua busca e em suas realizações espirituais.

 

Você poderia esclarecer a relação entre arte e espiritualidade? O quanto isso é importante para o desenvolvimento da sociedade?

A arte entra no escopo dos níveis mais elevados da nossa mente. A expressão da arte é uma expressão intuitiva. A ciência espiritual também é uma ciência intuitiva. A intuição ultrapassa de longe o intelecto nos níveis mais elevados da nossa mente. Conforme a mente fica mais sutil e vai além do intelecto, a expressão da arte pura e da estética vêm à tona. Através da prática persistente da arte, da meditação e de atividades afins, a estética gradualmente adentra o campo supraestético da mente. É aí que a arte une-se com a espiritualidade pura e a nossa mente se dissolve em Deus… Ou seja, nós vivenciamos o samadhi (iluminação espiritual).

A prática da estética e sua fusão na supraestética são o ponto culminante da humanidade. Este é o propósito da existência humana e o verdadeiro completamento de todos os esforços humanos. A tendência da mente humana é de sempre se expandir, desejando algo mais elevado, mais atraente, mais fascinante, e  haverá uma insatisfação e uma inquietação enquanto não se conseguir o que se busca. Mas então a mente logo ficará inquieta de novo, em busca de realizações mais elevadas. Em todas as mentes existe esse tipo de sede por realização. Essa sede é a força que motiva todo o nosso progresso e nossas realizações. Mas essa sede só será saciada quando nossas mentes fundirem-se no Eu Cósmico. Prabhat Samgiita é a forma prática de se alcançar essa fusão com o Espírito Supremo; quer dizer, através da prática da estética e da supraestética. O mundo todo se beneficiará com a realização espiritual de qualquer um dos seus cidadãos. Cada ser humano tem capacidade e pode contribuir para o avanço da glória humana. Esse é o caminho para a verdadeira paz mundial e para o estado mais elevado da sociedade humana.