Estudo Musical


Tudo aquilo que é desconhecido pode assustar ou causar mistificações exageradas – e isso acontece muitas vezes quando o assunto é música indiana.

Com o propósito de se evitar estas reações nos dedicaremos, nesta seção de nosso site, a oferecer ferramentas de aprendizado dos conceitos básicos.

A melhor maneira de aprender música indiana é diante de um professor, ouvindo atentamente e repetindo, compreendendo cada nuance e expressão. Na verdade, aprendemos muito mais que tão somente música nesta relação de Guru-Discípulo (Guru-Shishya). Esta relação é uma das coisas mais importantes da tradição artística, espiritual e filosófica indiana. No trabalho com as canções de Prabhat Ranjan Sarkar procuramos manter viva esta tradição, no reavivar constante de sua mensagem espiritual e musical à humanidade.

Por se tratar de um sistema sem uma notação musical que dê conta da gama de elementos que o compõe, seu aprendizado se apoia bastante na escuta. Para isto, dispomos de gravações para estudo e assimilação das melodias (Raga) e ritmos (Tala). Sejam elas de nossa própria autoria ou de grandes mestres dos quais aprendemos muito, ouvindo!

Dado os limitados recursos de ensino nesta plataforma virtual, sempre encorajamos todos a participarem de nossos cursos presenciais ou mesmo organizar um em sua cidade. Confira nossa AGENDA, ou entre em CONTATO para saber mais.